Nosso foco é a integração de diferenças

Promover a integração e o desenvolvimento do capital humano por meio da escuta e do entendimento das diferenças e da valorização da diversidade e inclusão.

A Differänce é uma empresa de desenvolvimento de inteligência cultural. Por meio de treinamentos, workshops, palestras e até turismo cultural, são criadas as habilidades necessárias para aqueles que precisam se relacionar e trabalhar com pessoas de diferentes culturas.

A diversidade cultural nas organizações é uma grande fonte de sinergia, mas também pode trazer riscos em relação a atitudes e comportamentos.

Em um cenário em que o expatriado custa de 2 a 3 vezes mais do que um funcionário local, sendo que apenas 25% das expatriações obtém o sucesso esperado pelas empresas, ainda temos a questão da adaptação cultural como uma das principais causas do insucesso da internacionalização de empresas e pessoas. (Harvard Business Review, 1999).

Nossa proposta é, portanto, qualificar a experiência internacional tornando o processo de adaptação mais rápido, produtivo e feliz. Por meio de treinamentos interculturais, buscamos transformar o desafio do choque cultural em um recurso benéfico para a internacionalização de pessoas e equipes.

Viva a diferença!

Mariana Barros

Mariana Barros é interculturalista, mestre em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (PUC/SP, UNESP e UNICAMP) e graduada em Relações Internacionais pela PUC/SP.

Mariana viveu, trabalhou e/ou estudou na França (1997/1998), nos Estados Unidos (2001) e na Guiné Equatorial (2009). Fundadora da Differänce Intercultural, foi membro-fundadora e presidente da SIETAR Brasil, e conta com 20 anos de experiência na área de consultoria intercultural e diversidade e inclusão.
Fluente em português, inglês e francês, Mariana Barros foi a primeira embaixadora da plataforma virtual para expatriados InterNations.

De 2013 a 2020, coordenou treinamentos interculturais para imigrantes e refugiados que chegam ao Brasil, no projeto da SIETAR Brasil em parceria com a Missão Paz. Mais de 15.000 pessoas foram beneficiadas nesse projeto. Em 2016, participou como palestrante do TEDx São Paulo “Mulheres que Inspiram”, com o tema: “Aprendendo a Lidar com a Diferença”.

Ao longo de sua jornada, Mariana estabeleceu parceiras com consultores interculturais com ampla experiência internacional atuando no Brasil e no exterior e que a auxiliam na condução dos programas e entrega dos serviços.

Adrienne Sweetwater

Adrienne Sweetwater, natural dos Estados Unidos, trabalha na área de comunicação intercultural há dez anos.

Ela é mestre em Relações Interculturais pela University of Pacific em Stockton, Califórnia, em conjunto com o Intercultural Communication Institute em Portland, Oregon, e se formou no Pitzer College em Estudos Interculturais Internacionais. Adrienne viveu, trabalhou e estudou no Equador (1998), Espanha (2006), Índia (2007), Estados Unidos (2007-2015) e Brasil (2015 - presente).

Ela oferece workshops sobre inteligência cultural e adaptação para famílias de expatriados / repatriados e equipes multiculturais, facilita workshops sobre diversidade, equidade e inclusão e auxilia líderes globais a desenvolver seu inglês para negócios.

Adrienne é membro da diretoria da SIETAR-Brasil e é especialista na aplicação da metodologia de facilitação Personal Leadership®. Em parceria com a SIETAR-Brasil, oferece e coordena treinamentos em adaptação cultural para voluntários interessados em atuar com refugiados e imigrantes em organizações não-governamentais.

Nossas soluções

Treinamentos para expatriados e suas famílias, times multiculturais, times monoculturais que interagem globalmente, lideranças globais e qualquer profissional que seja exposto à globalização.

Palestras sobre processos de adaptação, mentalidades culturais, diferenças culturais, diversidade & inclusão e mais.

Preparação de conteúdo especializado em cultura para empresas e organizações

Experiência intercultural in loco

Blog

13 de janeiro de 2021

Recriando o sentido de ‘Casa’ para o Final do Ano daqueles que experienciam a Mobilidade Global: Celebrar Tradições e Reconhecer o Luto Migratório

13 de janeiro de 2021

Inteligência Emocional Brasileira: Afeto, Linguagem e as Complexidades do Pertencer