Por Helga Mordente em parceria com Differänce Intercultural
Após 3 anos morando em Shanghai, tive a oportunidade de aproveitar o Ano Novo Chinês de muitas maneiras diferentes.
O Ano Novo Chinês é o feriado mais importante para os chineses. Se comparado aos feriados importantes para os brasileiros, é uma mistura do nosso Natal com a virada do nosso Ano Novo ou Réveillon. Mas, aqui na China, é comemorado por aproximadamente 15 dias. É quando as famílias realmente se reúnem e trocam presentes, enchem a mesa de comida e vestem roupas especiais – principalmente nas cores vermelha e dourada.
É muito interessante a importância que os chineses dão a esse feriado. As pessoas que saem das cidades pequenas do interior e vão trabalhar nas cidades grandes voltam sempre nesse feriado para os familiares levando muito presentes, frutas, todo tipo de castanhas e dinheiro.
Sair de uma cidade menor para uma grande é sinônimo de ter enriquecido. Logo, a família espera muitos presentes e dinheiro – que a pessoa guarda o ano todo para essa data.
É uma comemoração cheia de costumes, tradições e superstições. Por exemplo, a limpeza da casa é essencial para não deixar a sujeira do ano anterior e trazer má sorte – e por aí vão as superstições com comida, roupas, maneira de se comportar, etc. As empresas sempre levam seus funcionários para jantares em restaurantes caríssimos com mesa regada de muita, mas muita comida, para agradecer o ano que está indo e trazer sorte para o ano que está chegando.
Ao longo dos anos, sempre ganhamos vale presentes em supermercados, lojas, cinemas. Isso sem falar nos kits de presentes que mandam para nossa casa com panelas maravilhosas, muitos produtos de limpeza e higiene, toalhas e roupas de cama. Eu, particularmente, adoro!
Algumas empresas fazem festas que duram o dia todo, com caminhadas a parques, passeios de bicicletas, gincanas e sorteios de brindes. Mas com um detalhe importante: se o chefe for sorteado, ele não pode ficar com o prêmio! Ele deve sempre ir para algum funcionário.
As festas sempre terminam com muita comida para todos. Comida, para os chineses, é sinônimo de muita fartura e riqueza. Nós, estrangeiros, achamos um desperdício – mas para os chineses traz muita alegria e simboliza a abundância.
Como uma co-expatriada brasileira morando na China, o Ano Novo Chinês destaca múltiplas diferenças culturais, que ao mesmo tempo me encabulam, mas me encantam. Se tiver a oportunidade, participe desta celebração e tradição cultural tão especial!