DIFFERANCE INTERCULTURAL é uma consultoria especializada no desenvolvimento da COMPETÊNCIA INTERCULTURAL, conjunto de habilidades necessárias para aqueles que precisam se relacionar e trabalhar com pessoas globalmente.

  • Português
  • English

Differänce é um conceito cunhado pelo filósofo francês Jacques Derrida (1930 – 2004).

A palavra, da forma como é escrita, com um A, não existe em nenhum idioma. É uma palavra sem pertencimento lingüístico. No entanto, traz em si a idéia de diferença em vários idiomas: diferença (português), difference (francês), difference (inglês), diferencia (espanhol), differenza (italiano), differenz (alemão).

Derrida preocupou-se em analisar os valores que guiam as ações humanas nas mais diversas culturas em diferentes tempos e contextos. Valores são construções diretamente ligadas à cultura a qual pertencem e pela qual foram sendo construídos, sendo também causa central de conflitos entre diferentes culturas.

Différance seria o momento em que os valores ainda não foram firmados, um lugar de acolhimento e relacionamento harmonioso entre diferenças:

“Différance is the systemic play of differences, of the traces of differences, of the spacing by means of which elements are related to each other” (Derrida, 1982)

Chamamos DIFFERÄNCE porque nossa empresa é um lugar de acolhimento e assistência aos expatriados - aqueles que são culturalmente diferentes de nós, e com quem iremos nos relacionar.

As diferenças culturais são as maiores dificuldades que enfrentamos em um processo de expatriação.

Saber lidar com as diferenças é o que faz a DIFERENÇA para o homem internacional.